17 de nov. de 2009


DOJO KUN - (Lemas)



HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para formação do caráter!


HITOTSU - MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Ser fiel ao verdadeiro caminho da razão!


HITOTSU - DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço!

HITOTSU - REIGI O OMONZURU KOTO
Respeitar, acima de tudo!


HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Reprimir o espírito de agressão!





Para que voçês pratiquem a fala, postei um vídeo.




Esforçar-se para a formação do caráter;
Ser uma pessoa conhecida por ser tratavél é mais importante que ser conhecido por ter força ou consceguir dar chutes e socos bonitos.
Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa ée mais importante que tudo para o karateca.

Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão;
A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações logicas e entender, e é atributo exclusivo da espécie humana. O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual.
Tenta assim buscar os motivos, enteder as conseqüencias, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.

Criar o intuito de esforço;
Mesmo quando não se está dando conta é importantíssimo estar tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui.
Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se a aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer.

Respeitar acima de tudo;
A essência do karate-do é a cortesia, porque seu propósito é aprimoramento pessoal ("Não aprimoramos para lutar mas lutamos para aprimorar.") e este aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa.

Conter o espírito de agressão;
As pessoas contem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal, e o animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço é invadido e neste comportamento ele muitas vezes se expõe à morte.
Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do karate-do, porque vazio de todo pensamento e intensão premeditado pode refletir o mínimo de impulso que sobre ele se proteja.

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